ULTRA TRAIL – 20, 50, 100 e 160km

6, 7 e 8 JUNHO 2025

ULTRA TRAIL – 20, 50, 100 e 160km

6, 7 e 8 JUNHO 2025

€ 31* (a partir de)

Experienciar a alta montanha, numa aventura dia e noite!

Desde 2011…

…esta viagem pelo património natural da Serra da Estrela já dura há 14 anos! Ao longo dos anos, percorremos distâncias cada vez maiores, abrangendo quase todo o Parque Natural da Serra da Estrela. O maior de Portugal. No entanto, não é apenas a natureza que nos inspira, uma vez que a história, as pessoas e as tradições também fazem parte do percurso. Ao longo do trajeto, cruzamos pequenas aldeias onde é possível mergulhar nos costumes e na autenticidade da vida nas montanhas.

A partir de 2024 esta jornada será alargada a novos horizontes, integrando ainda mais património natural, histórico e humano. A Serra do Açor e a Serra da Lousã passam a fazer parte do desafio.

É mais tudo. Mais natureza, mais tradição, com as Aldeias do Xisto, as Aldeias de Montanha e as Aldeias Históricas. No entanto, também haverá mais exigência a nível físico, técnico e mental.

É um difícil, que exige preparação, atenção e sensatez. Em condições adversas, como temperaturas baixas, chuva intensa ou calor extremo, pode tornar-se ainda mais desafiante. Neste contexto, a resistência e o respeito pela montanha fazem toda a diferença. Quem não respeitar a mãe natureza terá poucas possibilidades de ser feliz. Ela será inclemente com todos os que a desafiarem de forma desrespeitosa.

Galeria

Detalhes do Evento

  • Data: 6 a 8 Junho 2025

  • Tipos de Percurso: Linear e Circular balizados

  • Data e Hora de Partida:

    6 Junho, 16h (OMD160)

    6 Junho, 22h (OMD100)

    7 Junho, 8h (OMD50 e Caminhada)

    7 Junho, 9h (OMD20)

  • Distâncias:

    OMD20, OMD50, OMD100, OMD160, Viriatos (OMD160+40k) e Caminhada 15 km

  • Cerimónia de Consagração:

    7 junho (OMD20, 50 e 100)

    8 junho (100milhas e Viriatos)

Bases de Apoio Intermedio Acumulado Barreira Horaria
Número Descrição Distância Desnível + Desnível – Distância Desnível + Desnível – Hora Data
Partida Seia 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Vila Cova à Coelheira 9,8 380 510 9,8 380 510 n/a 7/06/25
2 Lapa dos Dinheiros 6,74 580 250 16,54 960 760 n/a 7/06/25
3 Seia 9,73 410 610 26,42 1370 1370 n/a 7/06/25
Bases de Apoio Intermédio Acumulado Barreira Horaria
Número Local Distância Desnível + Desnível – Distância Desnível + Desnível – Hora Data
Partida Sazes da Beira 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Alvoco da Serra 17,3 1080 940 17,3 1080 940 n/a 7/06/25
2 Torre 6,8 1270 30 24,1 2350 970 n/a 7/06/25
3 Loriga 10,82 130 1320 34,92 2480 2290 n/a 7/06/25
4 Lapa dos Dinheiros 13,31 680 760 48,21 3160 3050 n/a 7/06/25
5 Seia 9,7 420 630 57,91 3580 3680 n/a 7/06/25
Bases de Apoio Intermédio Acumulado Barreira Horaria
Número Local Distância Desnível + Desnível – Distância Desnível + Desnível – Hora Data
Partida Piódão 0 0 0 0 0 0 22h 6/6/25
1 Aldeia das Dez 20,1 1030 1280 20,1 1030 1280 1h30 7/06/25
2 Vide 19,7 901 1011 39,8 1931 2291 6h 7/06/25
3 Alvoco 18 697 1518 57,8 2628 2529 10h 7/06/25
4 Torre 6,7 1248 1020 64,5 3876 2538 12h 7/06/25
5 Loriga 10,7 50 2770 75,2 3926 3790 17h30 7/06/25
6 Lapa dos Dinheiros 13,2 313 1534 88,4 4239 4304 21h30 7/06/25
Chegada Seia 9,7 313 3284 98,1 4552 4818 00h 8/06/25

*Os dados acima estão em atualização

Bases de Apoio Intermédio Acumulado Barreira Horária
Número Local Distância Desnível + Desnível – Distância Desnível + Desnível – Hora Data
Partida Lousã 0 0 0 0 0 0 16h 06/06/2025
1 Ribeira Cimeira 24,4 1941 1941 24,4 1941 1598 21h30 06/06/2025
2 Colmeal 19,2 1203 1203 43,6 3144 2932 01h30 07/06/2025
3 Fajão 19,5 1431 1431 63,1 4575 4035 5h30 07/06/2025
4 Malhada Chã 20,9 1629 1629 84 6204 5515 12h 07/06/2025
5 Vide 23,2 1632 1632 107,2 7836 7718 18h30 07/06/2025
6 Alvoco da Serra 18 697 697 125,2 8533 7956 22h3 07/06/2025
7 Torre 6,7 1248 1248 131,9 9781 7965 1h 08/06/2025
8 Loriga 10,7 50 50 142,6 9831 9217 4h 08/06/2025
9 Lapa dos Dinheiros 13,2 313 313 155,8 10144 9731 8h30 08/06/2025
Chegada Seia 9,7 313 313 165,5 10457 10245 12h 08/06/2025

*Os dados acima estão em atualização

Bases de Apoio Intermédio Acumulado Barreira Horária
Número Local Distância Desnível + Desnível – Distância Desnível + Desnível – Hora Data
Partida Lousã 0 0 0 0 0 0 16h 06/06/2025
1 Ribeira Cimeira 24,4 1941 1941 24,4 1941 1598 21h30 06/06/2025
2 Colmeal 19,2 1203 1203 43,6 3144 2932 01h30 07/06/2025
3 Fajão 19,5 1431 1431 63,1 4575 4035 5h30 07/06/2025
4 Malhada Chã 20,9 1629 1629 84 6204 5515 12h 07/06/2025
5 Vide 23,2 1632 1632 107,2 7836 7718 18h30 07/06/2025
6 Alvoco da Serra 18 697 697 125,2 8533 7956 22h3 07/06/2025
7 Torre 6,7 1248 1248 131,9 9781 7965 1h 08/06/2025
8 Loriga 10,7 50 50 142,6 9831 9217 4h 08/06/2025
9 Lapa dos Dinheiros 13,2 313 313 155,8 10144 9731 8h30 08/06/2025
10 Seia 9,7 313 313 165,5 10457 10245 2h 08/06/2025
11 Sazes da Beira 17,8 860 775 176,1 9847 9762 4h 08/06/2025
12 Lapa dos Dinheiros 12,7 746 634 188,8 10593 10396 8h30 08/06/2025
Chegada Seia 9,7 427 624 198,5 11020 11020 12h 09/06/2025

* Os dados acima estão em atualização

Mapa e Altimetria (clique nas linhas para ver altimetria)

Video

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I Accept

Regulamento

1. ORGANIZAÇÃO

– A Organização do Oh Meu Deus® – Ultra Trail® – Centro Portugal  Centro Portugal  é uma coorganização da Horizontes Turismo Desportivo e da Associação Interior Convida, com os apoios institucionais do Turismo Centro Portugal, das Câmaras Municipais de Seia, Lousã, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil, Oliveira do Hospital e Seia e União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

– A denominação Oh Meu Deus® é uma marca registada pertencente a Horizontes Turismo Desportivo.

– Será realizada sua XIV Edição nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2025.

2. ACEITAÇÃO DAS REGRAS E ÉTICA DA CORRIDA

– A participação no Oh Meu Deus® – Ultra Trail® – Centro Portugal implica a aceitação expressa e sem reservas do presente regulamento, a ética do evento e todas as instruções enviadas pelo organizador aos participantes.

– É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contactem a Organização.

3. PARTICIPAÇÃO
3.1 Idade participação

– A participação para todas as distâncias do evento Oh Meu Deus® – Ultra Trail® – Centro Portugal  é aberta a qualquer participante maior de 18 anos.

– Para a participação no OMD20 será permitida a participação com 17 anos, entretanto, deverá solicitar à Organização através do e-mail info@horizontes.pt a autorização, que deverá ser assinada pelo encarregado de educação.

– Para a Caminhada a idade permitida é a partir dos 10 anos, com autorização assinada pelo encarregado de educação.

3.2 Inscrição regularizada

– Inserir na plataforma do site em https://horizontes.pt/certificado-medico/ o documento médico (documento obrigatório) que ateste a sua condição física para participação das distâncias OMD100 e OMD160. 

– O Termo de Responsabilidade é obrigatório para todos os participantes e é aceite pelo participante, no decorrer do processo de inscrição.

– Para a participação na prova o atleta deverá ter a sua inscrição previamente regularizada nos prazos estabelecidos e aceitar todas as normas constantes do presente regulamento.

3.3 Condições físicas

– Ter a plena consciência da extensão, especificidade da prova e ter adquirido capacidade de autonomia pessoal para gerir as dificuldades e problemas que podem advir deste tipo de evento, especialmente as relacionadas com as alterações das condições climatéricas e ter a capacidade de ser autónomo entre postos de abastecimentos, em relação a alimentos, vestuário e segurança.

– Deverá saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.

– Ter a consciência de que não é papel da Organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em se adaptar às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento. Assim sendo, a segurança primária dos atletas depende basicamente da qualidade dos materiais/equipamentos que os mesmos possuem.

– Informar a Organização de qualquer problema de saúde que tenha, para conhecimento prévio dos primeiros socorros, caso necessite, tais como: diabetes, hipertensão, asma e outras doenças crónicas.

– A Organização reserva-se o direito de excluir do evento, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através de seu comportamento, condicione a gestão e/ou o seu bom funcionamento. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.

4. INSCRIÇÕES
4.1 Processo inscrição

– A inscrição é efetuada através do formulário específico que estará disponível em: https://stopandgo.net e obter mais informações no site da https://horizontes.pt.

– Qualquer questão relacionada com as inscrições, os atletas devem contactar através do e-mail: info@horizontes.pt ou para o nº 274673139.

– Durante o processo de inscrição, o pagamento poderá ser efetuado através de  referência multibanco, mbway, cartão de crédito ou transferência bancária.

– As inscrições encerram no dia 18 de maio de 2025

– Na área do atleta há a possibilidade de solicitar a fatura até 72 horas após o pagamento. Neste caso deverá informar o NIF que pretende para a fatura. Caso não informe o NIF, a fatura será emitida em nome do Consumidor Final. Após 72h do pagamento, a organização não pode efetuar alterações às faturas.

4.2 Valores e períodos de inscrição
Provas 15/11/2024 a 31/01/25 01/02/25 a 30/04/25 01/05/25 a 18/05/25
OMD20 31€ 37€ 42€
OMD50 58€ 68€ 74€
OMD100 95€ 116€ 137€
OMD100M 116€ 137€ 168€
Caminhada 15€ 20€ 25€
4.3 Condições cancelamento/ troca de inscrição

– Organizar eventos desportivos é um processo extremamente exigente e dispendioso, que envolve muitas atividades e que exige recursos para cobrir custos fixos (salários, taxas, impostos, aluguer de instalações e armazéns, manutenção de equipamentos e viaturas, assinatura de serviços externos, como imprensa, custos logísticos, etc).

– No caso do atleta solicitar o cancelamento da inscrição seja pelo motivo que for, deverá contatar a Organização através do e-mail: info@horizontes.pt

– No caso de solicitar a troca da inscrição para uma distância mais curta, não haverá devolução da diferença.

– No caso de solicitar a troca da inscrição para uma distância maior, deverá pagar o valor da diferença indicada no regulamento na data da solicitação.

– O pedido de troca deve ser enviado por e-mail(exclusivamente) pelo atleta com inscrição regularizada, que receberá reposta com o procedimento para conclusão da troca. 

Em caso de desistência, por parte do participante,  será devolvida uma percentagem do valor da inscrição de acordo com a seguinte tabela: 

Desistências Percentagem de reembolso
Até 31 de Março/2025 60%
Até 17 de Maio/2025 30%
A partir de 18 de Maio inclusive Não haverá direito a reembolso

Nota: Não há repasse de inscrição para a edição do ano seguinte ou outro evento da Horizontes.

4.4 A inscrição regularizada inclui:

– Seguro de acidentes pessoal

– Dorsal/Peitoral

– Brinde oficial do evento para todas as distâncias

– Medalha Finisher para quem concluir o evento

– Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição

– Assistência médica e/ou de enfermagem na meta e postos assinalados

– Oferta de inscrição em 2026 aos vencedores (1ºlugar) de cada distância

4.5 Serviços disponibilizados

– Para a distância do OMD160 a organização disponibilizará transporte de Seia a Lousã, local de partida da prova.

– Para a distância do OMD100 a organização disponibilizará transporte de Seia a Piódão, local de partida da prova.

– Para a distância do OMD50 a Organização disponibilizará transporte de Seia para a Aldeia de Sazes da Beira, local de partida da prova.

– Para a caminhada a organização disponibilizará transporte de Seia a Vila Verde, local de partida 

– No local da meta, a Organização oferece serviços de massagens e lanche de reposição aos atletas

– Haverá duches e solo duro em pavilhão (deverá levar seu próprio colchão)

4.6 Seguro

– A Organização contratualiza os seguros obrigatórios, conforme o Decreto-Lei n.º 10/2009 de 12 de janeiro, para este tipo de prova, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas.

O seguro não cobre despesas referentes a doença súbita ou outra incidência que não resulte de um acidente, ficando as despesas à responsabilidade do participante. 

– A participação de sinistro junto da seguradora, deverá ocorrer até ao máximo de oito dias úteis à data do sinistro. Após esta data a seguradora reserva-se o direito de não aceitar a referida participação.

– Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado (participante) e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.

– A Organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno, para efetuar a participação. Se o participante for por sua conta à procura de assistência hospitalar sem qualquer conhecimento da Organização, o seguro não será ativado e o participante terá de assumir 100% das despesas que incorrer.

– Embora a Organização forneça seguro para todos os participantes, é aconselhável que os mesmos tenham um seguro pessoal que cubra a prática de trail-running e que no momento da assistência, verifiquem qual o seguro mais vantajoso na cobertura das despesas decorrentes da situação.

4.7 Direitos de imagem

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a Organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.), cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

4.8 Reclamações

Todas as reclamações devem ser apresentadas por escrito, assinadas e entregues antes da cerimónia de encerramento, com as irregularidades demonstradas por imagens de vídeo ou fotografias ou testemunhas.

4.9 Interpretação do Regulamento

– Os participantes inscritos no Oh Meu Deus® – Ultra Trail® – Centro Portugal  aceitam participar voluntariamente, e sob a sua própria responsabilidade, na competição. Por conseguinte, isentam, renunciam, concordam em não reclamar ou exigir à Organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

– Todas as dúvidas sobre a interpretação do Regulamento e demais casos relacionados com a prova serão analisadas e decididas pela Organização do Evento.

– Compete exclusivamente à Organização aprovar qualquer correção que considere oportuna e a qualquer tempo, a qual será divulgada na Internet, no site oficial do evento, no guia do participante e no secretariado.

– Caso o presente Regulamento venha a ser publicado noutros idiomas e em caso de dúvidas relativas à sua interpretação, o texto Português será o único considerado como válido.

– A Organização, em casos de mau tempo e/ou por razões de segurança, reserva-se o direito de interromper, mudar horários, suspender ou cancelar a realização da prova na data e local previsto. Nestes casos, não haverá qualquer reembolso a fazer aos concorrentes das verbas já pagas ou aos patrocinadores.

– Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela comissão organizadora, de cujas decisões não haverá recurso.

– O Guia do participante será enviado por email aos atletas confirmados até 8 dias antes do evento e se sobrepõe ao Regulamento.

– Fica estabelecido o Fórum da Justiça do domicílio da Organização.

5. APRESENTAÇÃO DAS PROVAS

– Este evento contará com 4 distâncias de corrida: OMD20, OMD50, OMD100 e OMD160 e 1 caminhada.

– A prova do OMD20 será no formato circular, com partida e chegada em Seia, no sábado, dia 7 de Junho às 9 horas.

– A prova do OMD50 será no formato linear, com partida na Aldeia de Sazes da Beira e chegada em Seia, no sábado, dia 7 de Junho às 8 horas.

– A prova do OMD100 será no formato linear com partida na Aldeia de Piódão e chegada em Seia, na sexta-feira, dia 6 de junho às 22 horas.

– A prova do OMD160 será no formato linear com partida na Vila da Lousã e chegada em Seia, na sexta-feira, dia 6 de junho às 16 horas. (Nesta distância, o atleta que concluir em 34 horas, poderá percorrer mais 40 quilómetros e concluir o total de 200km dentro do limite de 44 horas.)

– Para quem concluir os 200km (OMD160 + 40km) dentro do limite das 44 horas, ser-lhe-á atribuído o título de VIRIATO.

– Por razões de força maior, os percursos e horários são suscetíveis de serem alterados.

– A Caminhada será no formato linear com partida em Vila Verde.

  • Ponto de encontro: Seia, às 8:00h em local a informar
  • Hora prevista de chegada: 13h00
  • Grau de dificuldade – fácil médio
  • Transporte até o local da partida.
5.1 Dados das Distâncias
Provas Distância D + D- Tempo máximo ATRP Grau ATRP
OMD 160* 165,5 km 10457 m 10245 m 44 h Trail Ultra Endurance XL 3
VIRIATO 40,9 km 2048 m 2048 m 44 h
OMD 100* 98,1 km 4552 m 4818 m 26 h Trail Ultra Endurance 2
OMD 50 57,71 km 3570 m 3600 m 15 h Trail Ultra 3
OMD 20 26,4 km 1380 m 1380 m 11 h Trail Sprint 3
Caminhada 15 km 472 m 472 m 5 h
*Os dados acima estão em atualização, os dados finais serão informados através do Guia do Participante
5.2 Ajuda externa

– O apoio por parte do acompanhante, ou elemento responsável da equipa, será permitido junto aos abastecimentos, nunca podendo interferir com os outros atletas em prova.

– Não será permitido aos apoiantes recolher alimentos dos abastecimentos, estes só serão manuseados pelos elementos da Organização.

– Nenhum atleta pode ser acompanhado, durante todo ou parte do percurso, por pessoas não acreditadas.

– Será também proibida a circulação de carros de apoio de equipas no percurso, devendo estes permanecerem nos pontos de chegada das Bases de Apoio.

5.3 Dorsal | Peitoral

– O número do atleta é pessoal e intransferível e terá que estar sempre visível durante a prova, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito ou do abdómen.

– O atleta deverá trazer os alfinetes ou cinto porta dorsal.

– Somente os participantes com peitoral visível terão acesso às Bases de Apoio.

5.4 Descrição do percurso

– Os percursos do OMD® Ultra-Trail® Serra da Estrela são maioritariamente compostos por caminhos, trilhos, veredas, levadas (canais de irrigação), estradas florestais não asfaltadas e pequenas extensões de asfalto. Os percursos utilizam vias públicas, quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessam sítios e vilas e utilizam acessos de serventia que passam por propriedades privadas. Os percursos não estarão fechados para as provas, e nesse sentido os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido nos percursos das provas.

– Os percursos das provas atravessam algumas estradas e, por vezes, cruzam-nas na perpendicular. O atravessamento deve merecer a máxima atenção por parte dos participantes.

– Não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito em cidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

– Haverá locais dos percursos em cujos caminhos poderão existir portões ou cancelas que os participantes terão de abrir e fechar. Sempre que um participante se depare com um portão ou cancela fechada deve deixá-la da forma que a encontrou, ou seja fechada.

– A Organização disponibilizará os tracks GPS dos percursos das provas. Contudo, prevalecerá sempre a sinalização colocada no terreno.

– A sinalização será na sua maior parte com fitas cor de laranja, com uma banda refletora, entretanto, serão usadas bandeiras e placas. A sinalização com fitas estará, em 95% dos casos, do lado direito. Fitas do lado esquerdo do percurso indicam que irá mudar de direção.

– Nunca andar mais de 200 metros sem ver sinalização, se for esse caso deverá voltar para trás até encontrar a última fita ou sinalização. Caso não consiga encontrar a continuidade da sinalização, entrar imediatamente em contacto com a Organização.

– O participante pode abandonar o percurso da prova sempre que quiser, não sofrendo qualquer punição, sempre que volte a ele pelo mesmo ponto que o abandonou.

5.5 Material obrigatório

– Esta listagem poderá sofrer alterações que neste caso, serão comunicadas no guia do participante, que se sobrepõe ao Regulamento

– Qualquer participante que inicie a competição com bastões, terá de transportá-los até à linha de chegada. É expressamente proibido ter acesso ou abandonar os bastões em qualquer parte do percurso.

– Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de se certificar que está em perfeitas condições para a realização da prova.

Material obrigatório OMD160 OMD100 OMD50 OMD20
Dorsal a ser colocado no peito, abdómen ou perna e visível durante a totalidade do percurso x x x x
Depósito de água c/ capacidade mínima de 1 litro x x x x
Manta térmica (min. 100×200) x x x x
Casaco impermeável x x x
Telemóvel operacional para efetuar/receber chamadas x x x x
Reserva de alimentos x x x x
Apito x x x x
Frontal + recarga x x
Luz vermelha (pisca-pisca) – a ser colocada na parte posterior da mochila do atleta, acesa durante o período noturno. x x
Alfinetes ou porta dorsal x x x x
Copo* (a Organização não cederá copos nos abastecimentos) x x x x
Bowl* (a Organização não cederá pratos nem talheres descartáveisnos abastecimentos) x x x
* Por motivos de sustentabilidade não serão fornecidos pratos, colheres/garfos ou copos, cada atleta deverá levar o recipiente que julgue adequado a sua alimentação (de preferência que sirva também para alimentos quentes).
5.6 Material recomendado

– Calças compridas, que no mínimo cubram o joelho

– Porta-resíduos, integrado ou não na mochila

– Luvas, gorro, boné ou “buff” (de acordo com a previsão do tempo)

– Bastões (Atenção não pode deixar nos Postos de Abastecimentos e nem colocar nos sacos)

– Ligadura ou banda elástica, protetor solar, vaselina ou creme antifricção, kit costura

– Antiácido para problemas digestivos

– Tabletes de chocolates, barras energéticas, peças de frutas.

– Saquetas de sal e açúcar

– Quantia em numerário (para fazer face a algum imprevisto)

– Corta vento (de acordo com a previsão do tempo)

5.7 Penalizações

– A direção da prova, equipa médica e os chefes de controlo presentes nos controlos, são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova, e por isso estão autorizados a aplicar as desclassificações pelos motivos estabelecidos abaixo.

– Não cumprir o presente regulamento;

– Não completar a totalidade do percurso;

– Deteriorar ou sujar o meio por onde passe;

– Não levar o seu número bem visível;

– Ignorar as indicações da Organização;

– Ter alguma conduta antidesportiva.

NOTA: A Organização impedirá em futuras edições, as inscrições de participantes que sejam abrangidos por alguma das últimas duas alíneas

5.8 Classificações | Prémios

– As categorias etárias serão definidas automaticamente em função dos dados disponibilizados pelos participantes no ato da inscrição, e tendo em conta o regulamento da ATRP.

– A classificação por equipas, será atribuída em função do somatório dos 3 melhores classificados da geral, sendo vencedora a equipa com menor pontuação.

– Entrega de prémios para os 3 primeiros vencedores da Geral Solo das respetivas categorias Masculina e Feminina para as distâncias OMD160, OMD100, OMD50 e OMD20

– Troféu, sem distinção de posição ou categoria, para os VIRIATOS

NOTA: Sob qualquer hipótese haverá envio de troféu ou medalha por CTT

5.9 Classificação por escalão

Haverá classificação das respetivas categorias Masculina e Feminina para todas as distâncias, conforme regulamento da ATRP.

– Entrega de prémios para os 3 primeiros vencedores respetivas categorias por escalão.

M Juvenil e F Juvenil – 16 e 17 anos

M Júnior e F Júnior – 18 e 19 anos

M Sub – 23 e F Sub – 23 – 20 a 22 anos

M Seniores e F Seniores – 23 a 34 anos

M35 e F35 – 35 a 39 anos

M40 e F40 – 40 a 44 anos

M45 e F45 – 45 a 49 anos

M50 e F50 – 50 a 54 anos

M55 e F55 – 55 a 59 anos

M60 e F60 – 60 a 64 anos

M65 e F65 – 65 a 69 anos

M70 e F70 – mais de 70 anos

NOTA: Considerando o disposto no Regulamento da ATRP, para efeito de classificação e pontuação dos atletas nos escalões será considerada a idade que o atleta terá a 30 de setembro da corrente época competitiva.

Ex: Um atleta que faz 40 anos em 30 de setembro, será classificado no escalão M40 durante todo o circuito.

6. METODOLOGIA DE CONTROLO DE TEMPOS

– Em todas as provas será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos através de chip colado ao dorsal.

– Nos postos de controlo existirá um dispositivo que registará a passagem dos atletas.

7. BASES DE APOIO E CONTROLO

– As Bases de Apoio e Controlo, são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela Organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da Organização.

– Não passar num ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.

– Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela Organização.

– Os abandonos devem ser feitos única e exclusivamente nos postos de abastecimento. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de abastecimento, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a Organização.

– O número de contacto da Organização, para efeitos de emergência, estará impresso no dorsal/peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do mesmo.

– A Organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo/abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climáticas fortemente adversas, a partida pode ser atrasada no máximo duas horas, período após o qual, a prova é cancelada. Não haverá direito a reembolso.

– Durante a prova, em caso de mau tempo e/ou por razões de segurança, a Organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e/ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

– Não esquecer que, devido a problemas associados ao ambiente e tipo de evento, pode ser necessário aguardar pela assistência durante mais tempo do que o previsto. Assim sendo, a segurança primária dos atletas depende basicamente da qualidade dos materiais/equipamentos que os mesmos possuem.

– Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado

8. TEMPO LIMITE

– Todas as provas são de etapa única, com tempo limite de execução.

– As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.).

– Todos os postos de abastecimentos do OMD100 e OMD160 terão barreiras horárias.

– Os postos de abastecimentos do OMD20 e OMD50 não têm barreiras horárias.

– Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, serão desclassificados.

– Se o atleta decidir continuar no percurso, será por sua inteira responsabilidade, desta forma terá de entregar o chip/dorsal e/ou tracker à Organização.

– Alertamos para a possibilidade de já não encontrar sinalização, pois os “vassouras” da prova levantarão as fitas à sua passagem.

– Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a Organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias.

9. DROP BAGS | SACOS DE APOIO

Para o OMD160 haverá muda de roupa em Fajão e Alvoco.

Os sacos terão de ser entregues até às 12h30 devidamente identificados (organização fornece saco, autocolante com nº dorsal, nome da Base de Vida e nome do atleta) 
– Todos os sacos serão transportados para a meta após o encerramento do posto de abastecimento.
– A Organização não se responsabiliza pelo conteúdo dos sacos.
– Os sacos só serão entregues mediante a apresentação do dorsal.

Para Viriato haverá em Seia a possibilidade de muda de roupa, neste caso deverá solicitar o saco e etiqueta autocolante. 

Para o OMD100 haverá muda de roupa em Alvoco.

Os sacos terão de ser entregues até às 20h30 devidamente identificados (organização fornece saco, autocolante com nº dorsal, nome da Base de Vida e nome do atleta) 
– Todos os sacos serão transportados para a meta após o encerramento do posto de abastecimento.
– A Organização não se responsabiliza pelo conteúdo dos sacos.
– Os sacos só serão entregues mediante a apresentação do dorsal.

10. LOCAIS DOS ABASTECIMENTOS

– Os postos de abastecimento terão líquidos para consumo imediato. A Organização fornece água pura para encher garrafas ou bolsas de água. O atleta deve assegurar que tem, a partir de cada posto de abastecimento, as quantidades de água e alimentos de que necessita para chegar até ao próximo ponto de reabastecimento.

– Os elementos de apoio (1 por atleta), terão de prestar esse apoio fora dos postos de abastecimento, se o espaço for pequeno.

– Não serão fornecidos copos, pratos, tigelas e talheres nos abastecimentos. Tendo como objetivo a proteção do ambiente, não forneceremos utensílios descartáveis.

Programa

* PROGRAMA PROVISÓRIO
5 Junho 2025 – Quinta feira
  • 16:00 às 20:00 –  Check-in – Local a ser indicado no guia do participante
6 Junho 2025 – Sexta Feira

OMD160

  • 09:00 às 12:30 – Check-in – OMD160
  • 9:00 às 12:30 – Entrega de Drop bags
  • 01:00 – Partida do Autocarro para Lousã
  • 15:30 – Breve Briefing
  • 16:00 – PARTIDA do OMD160

OMD100/ OMD50 / OMD20

  • 19:00 às 21:30 – Check-in

OMD100

  • 21:00 às 21:30 – Check-in – Exclusivo OMD100
  • 09:00 às 20:30 – Entrega de Drop bags
  • 20: 30 – Partida do Autocarro para Piódão
  • 21:45 – Breve Briefing
  • 22:00 – PARTIDA do OMD100
07 Junho 2025 – Sábado
  • 6:15 às 6:45 – Check-in – OMD50 / OMD20
  • 07:00 – Partida Autocarro de para Sazes da Beira (OMD50)
  • 07:45 – Breve Briefing em Sazes da Beira (OMD50)
  • 08:00 – Partida do OMD50 em Sazes da Beira
  • 08:45 – Breve Briefing em Seia (OMD20)
  • 09:00 – Partida do OMD20 em Seia
CERIMÓNIAS DE CONSAGRAÇÃO
  • 17:00 – Entrega de Prémios aos 3 Primeiros das categorias individuais e escalões do OMD20
  • 21:00 – Entrega de Prémios aos 3 Primeiros das categorias individuais e escalões do OMD50 e OMD100
08 Junho 2025 – DOMINGO
  • 10:30 – Entrega de Prémios aos 3 Primeiros das categorias individuais e escalões do OMD160 e entrega de títulos de Viriatos.
  • 12:00 – Encerramento da 14ª edição do Oh Meu Deus® – Ultra Trail® – Centro Portugal.

FAQs

O percurso está marcado?

Sim. Com fitas de cor laranja e bandeiras.

Vou andar muitos quilómetros isolado?

Sim. Em algumas partes do percurso o isolamento é total. A sensação de isolamento será tanto maior quanto mais pela noite dentro entrarem.

A Organização terá equipas com veículos 4×4 ao longo do mesmo para ajudar em situações de maior desconforto.

Que tipo de percurso encontro?

O percurso é essencialmente fora de estrada. Na sua grande maioria é possível correr sem grandes problemas. Os trechos técnicos existem e exigem cuidados especiais. Há trilhos de pé posto, subidas longas, quase eternas e descidas que melhor seriam serem subidas.

Posso ser assistido no percurso?

Não. O apoio fora das Bases de Apoio (BA) é penalizado com a desclassificação. Assistência fora das BA só é permitida à Organização e para ajuda médica.

Como são as temperaturas nessa época do ano?

Variáveis e imprevisíveis. Já tivemos edições com temperaturas acima dos 35º e abaixo dos 20. Já corremos com chuva, vento forte, trovões e neve. Já fomos obrigados a interromper a corrida a alguns participantes ou a mudar o percurso porque as condições não ofereciam o conforto e segurança que todos merecem.

O que são Bases de Apoio?

São locais onde todos os participantes podem comer, beber e descansar. São locais onde o silêncio e harmonia devem imperar.

Quantas bases de apoio existem?

Serão em quantidade e qualidade que te permitam ultrapassar o desafio com conforto e segurança.

Há abastecimentos durante o percurso?

Sim. No entanto a prova é para se realizar em autossuficiência entre bases de apoio. Apoios deliberados fora das bases de apoio não são permitidos e dão desclassificação imediata.

Que tipo de abastecimentos vou encontrar?

Nas Bases de Apoio, BA, a Organização providenciará alimentos sólidos e líquidos em quantidade e qualidade necessária para repores energias e para te hidratares. A Organização terá ainda o cuidado de colocar à disposição alimentos adequados ao tipo de esforço que estás a dispender.

Posso dormir fora das bases de apoio?

Não deves. Os descansos fora das bases de apoio exigem cuidados especiais, como sair do caminho que na maioria são usados por automóveis. Esses descansos deverão ser comunicados à Organização.

O que necessito para participar?

Ter uma condição física adequada e preparada para as dificuldades da prova. É necessário, também, não sofrer de perturbações de saúde limitativas à prática de desportos de ultra endurance.

Tenho de levar pilhas?

Recomendamos que o faças. Traz pilhas para que os teus equipamentos, como os faróis, funcionem sempre que deles necessitares.

Tenho equipamentos obrigatórios?

Sim, existem. Serão indicados no guia do participante.

Há barreiras horárias?

As barreiras horárias, entre bases de apoio, serão indicadas no guia do participante a enviar dias antes da prova.

Se eu não tiver equipa de apoio posso participar?

Sim. As equipas de apoio não são obrigatórias, mas altamente recomendáveis. Apesar do apoio da organização existir o conforto e o ânimo que uma equipa de amigos trazem é impagável.

Qual é o tempo máximo de prova?

Depende da distância. Por norma são 8, 12, 26 e 44 horas para os 20, 50, 100 e 160k. Os Viriatos precisam terminar os 160k num máximo de 34 horas para poderem sair para os restantes 40 que lhe darão o título de Viriato.

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Caminhada Oh Meu Deus

VILA VERDE – SEIA

8 de Junho – Sábado

Caminhada englobada na prova OH MEU DEUS® com distância de 15 quilómetros

  • Ponto de encontro: Parque Municipal de Seia, às 8:00h
  • Hora prevista de chegada: 13h00
  • Tipo de percurso: linear
  • Grau de dificuldade: fácil/médio
  • Distância: 15km
  • Desnível acumulada: +472 m

A inscrição inclui: Brinde de Participação, Seguro de Acidentes Pessoais, Transporte até o local da partida.

 

Informações úteis
Os participantes deverão levar consigo:

– chapéu
– protetor solar
– agasalho e impermeável (consoante as condições atmosféricas)
– calçado apropriado para caminhadas (botas ou ténis)